segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Benin!

Viagem doida, continente frenetico e nao da nem tempo de postar nada. Nossa ultima manifestacao foi ainda em Burkina Faso onde tivemos que dar uma breve parada na capital para trocar o rolamento traseiro da roda do Erik.
Alias, na verdade ja tinhamos trocado os rolamentos traseiros em Bamako, capital do Mali no dia anterior... Ficamos bem surpresos da pequena oficina ter o rolamento na prateleira! De fato a medida era a mesma mas o fabricante, NSG, nao era bem uma marca conhecida. Era obviamente um rolamento falsificado mas achamos que no minimo uns 5 mil km ele aguentaria. Durou 100 km, se muito! Chegamos em BF no dia 4-11 com a roda estalando. Para nossa grata surpresa, encontramos uma concessionaria da Honda e qual nao foi a surpresa ao desmontar a roda e encontrar apenas PEDACOS de rolamento. O bicho se desintegrou! Rolamentos NSK originais e agora sim, vamos que vamos!
Gastamos algum tempo ainda em Ouaga (capital BF) tentando comprar pneu porque ja estava para la de meia-vida mas nao encontramos nada. Partimos sob um sol de rachar por volta de meio-dia e chegamos ainda antes da noite na fronteira com o Benin. Moral estava boa, estrada boa, povo simpatico e resolvemos rodar mais 150 km ate a cidade de Natitingou para passar a noite, talvez ateh avancar mais 100 km. Porem, quase chegando em Natitingou eu acertei com vontade o p... buraco e foi aquela pancada seca. Balancei a moto, parecia normal entao seguimos em frente. Faltava uns 10 km para Natitingou. Quando cheguei na cidade, reduzindo a velocidade senti a moto solta. Achei que tinha furado o pneu porem o que eu encontrei foram simplesmente 8 raios quebrados.... Sim, consegui quebrar 8 raios da roda traseira. Pensei: F$#%. Acabou a viagem.... Aonde eh que eu ia achar estes raios aqui no Benin onde so tinha moto pequena? Enfim paramos num lava-rapido de motos e resolvemos perguntar se o cara nos poderia ajudar. Indicar alguma oficina, loja, sei la. Isto eram 20h de um sabado. Prontamente o cara pegou sua moto e disse que iria chamar alguem. Esperamos quase uma hora e ele voltou com um senhor que sem muita cerimonia e com muita calma disse que iria consertar a roda ali mesmo porque sua oficina nao tinha luz eletrica... Acabamos indo para um hotel (excelente, por sinal - Hotel Borgougne) e o Erik tirou a roda junto com o Sr. Abdulai que levou embora so o aro e prometeu traze-la consertada as 9h do domingo, dia 5-11... Ficamos nos perguntando o que eh que ele iria trazer. Uma  roda de Transalp com raios de CG, Biz? Qualquer coisa tava valendo para continuar ate alguma cidade maior. O Sr. Abdulai apareceu pontualmente as 9h e trouxe a roda desamassada e com raios novos, praticamente identicos aos originais! Tentamos descobrir de qual moto ele usou mas a comunicacao estava meio precaria. Cobrou uns 10 euros pelo servico! Pagamos um pouco mais mas o que ele mais gostou mesmo foi de ganhar um bone do Brasil!
Apesar de so termos passado dois dias no Benin, gostamos muito do pais. Bela infraestrutura e um povo bacana! Bora para a Nigeria!

Nenhum comentário:

Postar um comentário